Como escolher a fundação certa

Como escolher a fundação

Logo no início da obra, o objetivo é fazer a fundação da construção para então dar início às paredes e a obra enfim começar a ganhar forma. Mas você sabe para que serve a fundação e como escolher a melhor fundação para seu projeto ? Pois continue lendo que este é o objetivo deste texto.

Basicamente, a função da fundação é suportar as cargas da construção (por exemplo peso de paredes, laje, caixa d’água, telhado e etc…) para então transmitir essas cargas para o solo, assim ela garante que a construção vai se manter no lugar e não vai ter deslocamentos causando trincas e fissuras pelas paredes.

Mas sabia que não da para usar o mesmo tipo de fundação em todas as obras? As vezes não é possível utilizar a mesma fundação que o vizinho, isto porque dependemos da resistência do solo abaixo da construção e é possível que seu vizinho pode ter alguma característica divergente abaixo do terreno dele (ou até mesmo o tipo de construção é diferente) e você ter que optar por outro tipo.

Somente com uma análise do solo, através da sondagem do terreno, que será possível identificar a resistência do solo e o nível do lençol freático, onde juntamente com outros fatores, por exemplo evitar danos a construções vizinhas, o tempo de construção e a viabilidade financeira, será feita a análise da escolha da fundação correta para aquela construção.

quais são os tipos de fundações ?

Primeiro temos o grupo das fundações utilizadas em terrenos firmes e resistentes, por isto estas fundações são feitas em até 3 metros de profundidade e não precisam usar maquinário de grande porte.

Esse grupo você pode achar denominado como fundações rasas, diretas ou superficiais e é comumente utilizado para edificações de até dois pavimentos e possuem um baixo custo de execução.

Sapatas

A sapata é um dos tipos de fundação mais comum na construção civil, é feita com uma armadura de aço e concreto e possui uma capacidade de carga média. Ela pode ter sua base em formato quadrado, retangular ou trapezoidal e ainda possui várias denominações:

  • Sapata isolada: É dimensionada para suportar as cargas de um único pilar e por isto é feita sozinha.
  • Sapata associada: Costuma ser utilizada quando dois pilares estão muito próximos para cada um receber sua própria sapata. Por isto ela é feita de forma que irá receber as cargas de dois pilares ou mais.
  • Sapata corrida: Essa é desenvolvida para suportar cargas de paredes ou muros, sendo feita de forma contínua.

Tipos de Sapatas

Blocos

É um tipo de fundação recomendado apenas para baixas cargas, pois ao contrario da sapata, este não possui aço na sua estrutura, sendo o concreto responsável por absorver e transmitir as cargas para o solo.

Radier

O radier é uma fundação barata e rápida que sua melhor descrição seria “uma laje maciça de concreto no chão”, pois é uma fundação que ocupa quase toda a área da construção com concreto armado e é comumente utilizado em obras leves de alvenaria estrutural e steel frame.

Estacas

Além das fundações rasas, temos também as fundações profundas (ou indiretas), elas são utilizadas quando a resistência do solo nas camadas superiores não são suficientes para resistir às cargas de uma edificação mais robusta, por exemplo em solo de aterros.

  • Estaca pré-moldada ou metálica: É o tipo mais comum utilizado devido seu baixo custo em relação as demais e podem ser cravadas por percussão, prensagem ou vibração.
  • Estacas do tipo Franki: Possui grande capacidade de carga e consegue alcançar grandes profundidades. É executada por meio de perfurações, através da cravação de um tubo de ponta fechada, com o auxílio de um bate estaca.
  • Estacas do tipo Strauss: São escavadas e depois preenchidas com concreto, porém possui a menor capacidade de carda entre seus pares.
  • Estaca hélice contínua: É feita com uma haste tubular que possui uma hélice, essa haste é introduzida no terreno por aplicação de um torque fazendo a perfuração.

Como escolher a melhor fundação?

De forma geral o que se encontra normalmente é que para residências térreas com solo firme se utiliza sapatas e para solo pouco firme se usa o radier, já para sobrados com solo pouco firme é recomendado o uso de estacas.

Contudo, para saber qual o melhor tipo de fundação para sua obra, é preciso conhecer as características do solo através de uma sondagem e também das cargas atuantes na fundação, que são encontradas no projeto estrutural.

Ainda, além de escolher a fundação, é preciso estar atento a alguns cuidados que se deve ter conforme a fundação escolhida, por exemplo garantir a cura do concreto, garantir o cobrimento mínimo das armaduras na parte debaixo da fundação e etc.

Por isto é sempre importante ressaltar que, essas informações não dispensam um engenheiro. Afinal de contas, apenas um profissional capacitado pode apontar a melhor fundação na construção.

Fique por dentro das dicas e curiosidades sobre os serviços que englobam o mercado de engenharia e arquitetura.

Entre em contato para
Entre em contato para
Entre em contato para

Estamos prontos para melhor te atender.