A concretagem de uma laje é sempre uma comemoração, pois marca a conclusão de etapa da obra, porém para chegar nela, o cliente se depara com um dúvida: qual a diferença entre lajota cerâmica e de isopor EPS?
Um dos tipos de lajes pré-fabricados mais utilizados é a laje treliçada, ela é basicamente vigotas de concreto com uma armação treliçada (em formato triangular) dispostas sobre as vigas. Por serem colocadas espaçadas, seus espaços devem ser preenchidos e posteriormente colocados uma camada de concreto acima desta composição de preenchimento + vigotas treliçadas.
O preenchimento convencional é realizado com lajotas de cerâmicas, porém um novo material está sendo cada vez mais utilizado no lugar das lajotas: o isopor EPS.
O Isopor EPS (Poliestireno Expandido) tem ganhado atenção por ser extremamente leve, fácil de transportar, sua perda é quase inexistente, tem seu tempo de montagem reduzido em 50% e ainda possui um melhor desempenho térmico e acústico.
Apesar de muitos ainda acharem que a laje de cerâmica é mais resistente, como pontuado acima, este material serve apenas para preencher os espaçamentos das vigotas, não tendo nenhuma influência em sua resistência final.
Como visto, o único motivo para não escolher o isopor EPS para sua laje, ainda é seu custo, pois em alguns locais existe uma grande diferença de preço entre o isopor EPS e as lajotas de cerâmica.
Qual diferença entre Lajota Cerâmica e Isopor EPS
- Publicado por Felipe Ghizzi