Qual a dimensão Mínima de um Pilar?

Um ponto de negligência ainda comum hoje em dia são as dimensões mínimas de um pilar, desde de 2014 a NBR 6118 não permite mais a utilização de pilares com dimensões mínimas de 12 cm.

Juntamente com a treliça em pilares, onde já comentamos sobre em um post anterior, não é incomum encontrar construções sendo executadas de formas irregular na ótica da norma de estruturas de concreto armado, a 6118/14.

Normalmente, é encontrado em construções que utilizam como alvenaria de vedação os tijolos de 9,0 cm ou 11,5 cm e para deixar as paredes sem os “dentes” dos pilares, os fazem embutido na parede.

A Norma 6118/14 define como sendo 14 cm a dimensão mínima de um pilar, pois em pilares mais finos não tem como garantir a segurança para o fenômeno da flambagem, que é quando o pilar começa a “dobrar”, por exemplo quando pressionamos as duas pontas de uma régua.

Ainda segundo a norma, o pilar deve 360 cm² de área mínima, então caso seja utilizado um pilar com 14 cm uma de suas dimensões, a outra necessariamente precisa ser de 26 cm, ou seja, a menor medida possível pela NBR 6118/14 é um pilar 14 x 26 cm.

Contudo, a norma de desempenho NBR 15575-2 de 2013 informa que não é necessário atender as dimensões mínimas da NBR 6118/14 para residências de até 6 m de altura, mas suas demais verificações ainda devem ser atendidas.

Apenas em casos específico é possível a utilização de pilares de 12 cm e ainda atendendo a todos os requisitos da NBR 6118/14. Por isto, para um projeto estrutural seguro e econômico, entre em contato conosco!

Fique por dentro das dicas e curiosidades sobre os serviços que englobam o mercado de engenharia e arquitetura.

Entre em contato para
Entre em contato para
Entre em contato para

Estamos prontos para melhor te atender.