Após a concretagem de uma laje ou radier, é necessário molhar a superfície que foi concretada por alguns dias, enquanto o concreto atinge sua resistência necessária.
Mas por que molhar a laje? O concreto não consegue sua resistência imediatamente após começar a endurecer, mas sim ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água.
Semelhante à fazer um bolo, caso no qual, se abrirmos o forno antes da hora, o bolo pode murchar, o mesmo ocorre com a concretagem, na qual, se não for feita uma cura correta, a laje apresentará problemas.
A água é de extrema importância para que aconteça a reação química com o cimento, reação na qual irá fazer com que o concreto atinja sua resistência necessária. Porém a reação química produz calor, e juntamente com o sol, vento e até a baixa umidade do ar, faz com que a água existente na superfície evapore.
Caso o concreto não consiga uma cura adequada pela falta de água, a superfície irá apresentar trincas devido a retração do concreto e também pode não conseguir atingir a resistência requerida.
Por este motivo que se deve efetuar a cura do concreto pelo menos nos primeiros 7 dias, que é quando o concreto irá atingir cerca de 60% de sua resistência final.
Uma boa dica para evitar que a superfície fique seca é: juntar sacos vazios de cimento e encharca-los, colocando-os em cima da laje ou, também, usar lona plástica impermeável. Também é preferível evitar a concretagem ao meio dia, a fim de fugir dos os períodos de maior insolação.
Além da cura úmida, que é esta que falamos acima, existem também outras opções como a cura térmica, cura a vapor e também a cura química, sendo que a utilização de cada uma será especificada em projeto.