Um dos principais motivos para ser realizado um laudo de engenharia é quando começa a aparecer patologias no imóvel. E para realizar um Laudo Técnico de qualidade, é imprescindível ter seu embasamento na literatura existente.
Desta forma, apresento algum dos livros que utilizamos durante nossos laudos:
Trincas em Edifícios, do Ercio Thomaz
Patologia de Estruturas, de Fabricio Bolina, Bernardo Tutikian e Paulo Helene
Inspeção Predial Total, encabeçado pelo Tito Gomide
Patologia das Construções, de Matheus Leoni, Abdala Neto e Gildeon Oliveira
O Laudo de Engenharia é um documento embasado em normas e referências técnicas que descreve a situação do imóvel, além de, em caso de problemas, suas possíveis causas e soluções. Adicionalmente, o Laudo ainda atesta a segurança do local.
São vários os motivos para que se possa solicitar um laudo técnico de engenharia, abaixo estão alguns dos principais motivos:
1. Após aparecimento de trincas ou desnivelamento de piso, será feito um Laudo de Patologias e Danos Construtivos, para identificar diagnosticar e avaliar a segurança das patologias encontradas.
2. Após receber as chaves de um imóvel pela construtora, poderá ser feito um Laudo de Vistoria e Recebimento de Imóvel, onde será atestado as condições que possam comprometer a segurança ou conforto do usuário, de forma que o cliente possa decidir junto a construtoras quais ações serão tomadas.
3. Caso se deseje construir um pavimento acima de um imóvel já pronto, será necessário um Laudo Estrutural, para atestar que a estrutura existente estará apta a suportar.
4. Síndicos podem solicitar um Laudo de Inspeção Predial para atualizar o plano de manutenção predial, ou a fim de identificar a prioridade das não conformidades encontradas, dentre os demais componentes da edificação.
5. Após fortes chuvas e, por exemplo, um muro dar sinais de “querer colapsar”, pode ser feito um Laudo de Estabilidade e Segurança, a fim de analisar suas condições.
6. Para empresas, é importante, de tempos em tempos, solicitar um Laudo de Conformidade, para averiguar se os projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico estão sendo seguidos.
7. Na esfera judicial, as partes podem contratar um Assistente Técnico Judicial, a fim de assessorar durante as ações judiciais.
Por fim, vale relembrar que todo laudo é entregue com ART, garantindo a qualidade do serviço prestado.