A umidade na parede é uma das manifestações patológicas mais recorrentes em edificações e além do desconforto visual, pode desenvolver bolor e bactérias prejudiciais à saúde e se torna grave caso ocorra em elementos estruturais.
O problema é um só: a umidade, porém existe diferenças entre seus tipos, veja abaixo como evitar cada um dos tipos de infiltração na parede!
1- Infiltração por Pressão Negativa: Acontece quando a água do solo molhado penetra diretamente na parede, sendo comum em subsolos construídos abaixo do lençol freático. Sua impermeabilização deve ser feita com manta asfáltica ou aditivos impermeabilizantes à argamassa.
2- Infiltração por Intempéries: Caso a água da chuva encontre alguma na vedação ela irá se acumular e gradualmente formar uma infiltração. Pode ocorrer desde uma telha quebrada, falta de calha ou até mesmo pela falta de vedação na instalação de uma janela.
3- Infiltração por Condensação: Ocorre quando o vapor d’água encontra uma superfície fria e retorna ao estado líquido, é preocupante pois favorece a formação de mofo é associado a falta de ventilação do ambiente, sendo comum em banheiros.
4- Infiltração Ascendente por Capilaridade: Causado pela má impermeabilização do baldrame, desta forma a umidade presente no solo “sobe” por micro veios presentes na argamassa, resultando em infiltrações na parte inferior das paredes. Para evitar, a viga baldrame deve ser executado acima de um lastro de brita e posteriormente impermeabilizado com manta asfáltica corretamente.
Existe diversas formas de chegar em um resultado, dor de cabeça para o proprietário, por isto é importante realizar sua obra com um profissional!