A infiltração Ascendente por Capilaridade é causada pela má impermeabilização da viga baldrame e além dos danos materiais e visuais, ela é perigosa para a sua saúde por favorecer a formação de mofo.
Caracterizada por manifestações patológicas em até 1,5m de altura da paredes, como: tintas se desprendendo da parede; surgimento de mofo; aparecimento de eflorescência (manchas brancas).
Caso sua residência possui uma infiltração ascendente por capilaridade, não adianta colocar azulejo, passar fogo ou só repintar como é comum encontrar pelos tutoriais no youtube, existem três formas de resolver a infiltração na parede:
1- Removendo todo o reboco até chegar na alvenaria, e então refazer todas as etapas, utilizando impermeabilizantes (Bianco) no chapisco e reboco, para então refazer a pintura.
2- Utilizando cristalizantes líquidos, que são soluções a base de silicato e resinas, que injetados em pequenos buracos feitos na parede, preenchem as porosidades da alvenaria, criando uma barreira química que bloqueia a umidade ascendente. A parede só pode ser pintada novamente após 3 meses.
3- Refazendo a impermeabilização da viga baldrame, onde se faz um corte na parede de 20cm de altura e retira toda a alvenaria, ficando livre para poder reaplicar manta asfáltica diretamente na viga baldrame.