Você pode não perceber, mas além das potências 110 V de uso geral, e 220 V, normalmente no chuveiro, existem dois modelos de tomadas em sua residência. O padrão de tomadas do Brasil possui os modelos para correntes de 10 A, com conectores mais finos e o modelo para correntes de 20 A, que possuem o diâmetro um pouco maior, a diferença é suficiente para impedir o encaixe de um aparelho com amperagem maior em uma tomada de 10 A.
Mas por que esta diferença? Bom, alguns aparelhos necessitam de mais energia para funcionar do que outros, por exemplo: seu carregador do celular precisa de bem menos energia do que um micro-ondas. Uma tomada de 10 A tem como potência máxima de 1270 W para circuitos de 127 V, enquanto que uma tomada de 20 A consegue atingir a potência de 2540 W.
É recomendado o padrão de 10 A em ambientes como salas e quartos, enquanto que é sempre necessário ter tomadas de 20 A na cozinha, lavanderia e banheiros. Para saber a corrente elétrica do eletrodoméstico a melhor coisa é sempre consultar o manual do fabricante e caso seu equipamento seja de 20 A e você não dispor deste modelo em sua residência, não tente utilizar adaptadores para conseguir encaixar em tomadas de 10 A, poderá ocorrer superaquecimento, ocasionando derretimento e até curtos.
Diferença entre tomadas 10 a e 20 a
- Publicado por Felipe Ghizzi