Você já deve ter reparado, principalmente em estacionamentos de prédios, uma laje repleta de buracos quadrados, mas você sabe por que elas são nesse formato e como funciona a laje cogumelo?
De acordo com a bibliografia, uma Laje Nervurada é uma laje com nervuras onde entre elas pode ser colocado material de enchimento, portanto, uma laje treliçada (comum de casa) é uma forma de laje nervurada unidimensional, pois entre os vigotas existe um material de enchimento (comumente o isopor EPS ou tijolo cerâmico) que não possui função estrutural.
Portanto, estas lajes com buracos são chamadas de lajes nervuradas unidimensional quando possui formato retangular e lajes nervuradas bidimensional quando seus buracos são quadrados e o elemento estrutural esta nas duas direções, também conhecidas como laje cogumelo.
Suas principais vantagens é conseguir vencer grandes vãos (muito úteis para estacionamentos) com uma economia de 30% de aço e concreto devido ao seu formato, porém a sua desvantagem é sua altura, que enquanto lajes comuns tem por volta de 12 cm, estas possuem tamanhos maiores.
Mas por que não existe o material de enchimento nestas lajes como ocorre nas casas? Como vimos, acima, o enchimento não possui função estrutural, pense na laje cogumelo como um ” # “, na parte de baixo da laje apenas nas linhas é necessário o concreto e aço, e o meio tem única função é servir de forma para a concretagem na parte de cima da laje e suporte para o reboco na parte de baixo da laje.
Por ser em grandes obras e principalmente em estacionamentos, não existe a necessidade de passar reboco na parte de baixo desta laje, por este motivo é utilizado formas de plástico para a concretagem e posteriormente são removidas e reaproveitadas em outras obras.
Como funciona a laje cogumelo
- Publicado por Felipe Ghizzi